Feira Criativa do Pontal oferece cursos de qualificação e de atendimento

Pontal se prepara para estimular a criatividade
José Nazal

Experiência e know-how. Estes são os primeiros grandes benefícios que os participantes do projeto-piloto da Feira Criativa do Pontal vão ganhar. O evento, que acontece no sábado, 21, e domingo, 22, das 17h às 22h, na praça São João Batista, em Ilhéus, vai realizar para todos os inscritos cursos de qualificação e técnicas de venda, que  acontecerão nesta segunda-feira, 16, a quinta –feira,19, sempre às 19h, na sede do Sebrae, na praça José Marcelino, ao lado do Bataclan, Centro Histórico.

De acordo com a gestora do Ponto de Atendimento de Ilhéus, Cláudia Iglesias, os cursos têm como foco serviços de manipulação de alimentos, arrumação de barracas e formatação de preços para o consumidor. A ação é realizada pelo Sebrae e podem participar comerciantes e artistas do bairro que tenham realizado as inscrições, atendendo a um convite da Associação Pontalense de Cidadania, organizadora do evento.

Integração arte e negócio - Com relação a feira, a instituição também vai oferecer a infraestrutura, com a instalação de 20 estandes que vão abrigar 40 expositores nas áreas de cultura, lazer, gastronomia e artesanato, promovendo a integração de arte e negócio. A feira contará ainda com atrações variadas, incluindo oficinas de arte, grupos de teatro, DJs e atrações musicais, sempre das 17h às 22h. Segundo Cláudia Iglesias, os expositores terão de assinar um termo de compromisso junto ao Sebrae e a Prefeitura Municipal a respeito da responsabilidade pela conservação dos equipamentos e zelo pela limpeza da área.

A Feira Integrada de Artes e Negócios faz parte de um projeto da Associação Pontalense de Cidadania, que visa transformar, em médio prazo, o Pontal em um bairro criativo. Além da feira, o projeto também contempla a reforma completa da Praça São João Batista, uma das mais importantes e tradicionais da cidade. A intervenção está sob a responsabilidade do Grupo Cidadelle, que aderiu ao programa “Adote uma Praça”, instituído pela administração municipal. A recuperação da praça obedecerá ao projeto da arquiteta Simone Flores, que possui um escritório no bairro e aceitou a formatação de uma parceria, doando a planta arquitetônica.

Para a coordenadora da Unidade Regional do Sebrae Ilhéus, Claudiana Figueiredo, a concepção de “Bairro Criativo” passa pela capacidade da população identificar seus problemas e encontrar soluções. “Os conceitos de bairro criativo e de economia criativa apresentam o desenvolvimento econômico sustentável calcado no talento das pessoas, realidade que, sem dúvida alguma, amplifica as inúmeras oportunidades de emprego e renda”, afirma. A Feira Criativa do Pontal tem o apoio da Prefeitura de Ilhéus e do Sebrae.